Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

13 de Julho de 2014 às 23:14

Regresso de bagagem cheia

Regresso de bagagem cheia

Uma experiência incrível. Talvez seja essa a melhor forma de resumir a viagem que a nossa equipa de Sub12 Masculinos realizou ao Norte da Alemanha.

A possibilidade de conhecer um novo país e conviver com uma cultura bastante diferente da nossa, a oportunidade que alguns atletas tiveram de, pela primeira vez, ultrapassar as fronteiras nacionais, o teste de lidar com algumas adversidades estando longe do conforto de casa e da língua materna, o acréscimo de maturidade e o enriquecimento sócio-cultural que desta experiência resultam, só por si já representam grandes vitórias. Se a tudo isto juntarmos as inúmeras horas passadas em campos de basquetebol, com a bola na mão, defrontando e jogando ao lado de atletas que em comum têm a paixão pelo jogo e que ao mesmo tempo representaram novos desafios desportivos, facilmente concluímos que esta viagem foi um grande sucesso para todos nós.

 

Em termos desportivos, os nossos jovens atletas tiveram a oportunidade de treinar e partilhar o campo com uma equipa que durante a temporada não perdeu um único jogo nas suas competições regionais e que venceu todos os Torneios em que participou em território germânico e também noutros países europeus. A evolução ao longo da semana foi evidente, com principal destaque para a capacidade que os nossos atletas tiveram de se adaptar ao confronto com adversários de elevada estatura. Dos treinadores locais vieram elogios para a capacidade de lançamento dos nossos jogadores, para a velocidade que já conseguem colocar no jogo e para o altruísmo e sentido colectivo que alguns já revelam. Neste aspecto cabe-nos agradecer toda a ajuda e colaboração dada pelo treinador Steve (Lübeck Lynx) e pelo treinador Henrique (TSV Schwarzenbek).

 

Em termos sociais e culturais, ficámos a conhecer novas cidades (Lübeck, Schwarzenbek e Hamburgo), uma cultura diferente da nossa, uma rotina diária também com algumas diferenças relativamente ao que estamos habituados e aprendemos a aproveitar e a partilhar momentos inesquecíveis enquanto equipa. Como nem tudo é perfeito, fomos também aprendendo a ultrapassar os momentos menos bons e a não deixar que essas “pequenas lombas” afectassem a nossa jornada e diminuíssem tudo o que de bom vivemos em terras germânicas.

Tendo sido uma figura fundamental para que tudo corresse da melhor forma, temos muito que agradecer a Marisa Jaiteh por todo o trabalho feito antes e durante a nossa estadia em Lübeck e Schwarzenbek. Este agradecimento também se estende a toda as famílias que acolheram os nossos atletas e tudo fizeram para que esta fosse uma experiência fantástica.

 

Como não poderia deixar de ser, deixamos também palavras de enorme apreço aos pais e familiares dos nossos atletas que connosco viajaram até Lübeck e que deram uma ajuda inexcedível e um apoio incansável, à imagem do que tem acontecido ao longo da época. O sucesso desta viagem também é vosso.

 

O primeiro passo deste intercâmbio desportivo está dado. Para já, temos a certeza que regressámos a Portugal muito mais ricos do ponto de vista social, maturacional, desportivo e cultural. O sentimento e vontade de ambas as partes é a de repetir o que de bom foi feito e continuar a proporcionar experiências únicas aos nossos jovens atletas.