Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

20 de Novembro de 2014 às 23:57

“Ter esta oportunidade tão cedo deixa-me feliz e motivada”

“Ter esta oportunidade tão cedo deixa-me feliz e motivada”

Carolina Moutinho, com apenas 15 anos, estreou-se pela equipa sénior feminina do Clube do Povo de Esgueira no último sábado. A base, “made in Esgueira”, onde começou a jogar aos 5 anos, é um dos talentos mais emergentes do clube, onde também jogou a sua maior referência na modalidade, o seu pai, Carlos Moutinho. Os genes de base passaram, claramente, de pai para filha e Carolina Moutinho, que também admira o poderoso atleta norte-americano Lebron James, está a dar muito bem conta do legado Moutinho no clube.

A jovem atleta, de 1,69 metros de altura, é, também, um exemplo para os colegas dos escalões de formação, pois a sua chamada às seniores prova que se houver talento, qualidade e se se trabalhar muito e bem, é possível ambicionar jogar nas equipas mais representativas do clube.

Carolina Moutinho explica, numa pequena entrevista, o que sentiu no último sábado e a importância que tem tido na sua evolução o contacto com a equipa sénior.

“Trabalhar”, “treinar”, “dedicação”, “sacrifício” são algumas palavras que utilizou durante a entrevista e que, na verdade, são óptimas para explicar o sucesso que tem tido. Contudo, Carolina Moutinho não está acomodada, longe disso, pois assume que quer “chegar o mais longe possível” na modalidade e, para isso, garante que vai continuar a “trabalhar sempre no máximo” e a “querer sempre mais”.

 

No último sábado, estreaste-te pela equipa sénior. Como te sentiste antes e durante o jogo?

Quando soube que ia jogar pelas seniores senti-me um pouco nervosa e ansiosa, mas depressa me tranquilizei, pois, ao falar com o meu treinador e com o treinador das seniores, percebi que não havia grande pressão sobre mim, pois apenas ia dar o meu contributo à equipa.

Durante o jogo estava confiante, não me senti muito nervosa e não estava à espera de jogar tanto tempo. Os momentos que estive dentro de campo serviram para aprender e agora é trabalhar mais para conseguir evoluir.

 

Tens apenas 15 anos. Alguma vez pensaste que terias tão cedo a oportunidade de jogar pela equipa sénior?

Não, embora o meu objetivo no basquetebol sempre foi e será chegar o mais longe possível. Para isso é necessário sacrifício, dedicação, trabalho e vontade no que estamos a fazer. Ter esta oportunidade tão cedo deixa-me feliz e motivada, pois sinto que o meu trabalho até agora tem dado frutos. Quero continuar a evoluir para melhorar e ter novas oportunidades.

 

Sentes que a experiência junto da equipa sénior tem-te possibilitado evoluir?

Sim, sem dúvida. No escalão sénior, o ritmo de treino e de jogo é diferente. Há mais contacto físico, mais intensidade e é necessário ser rápida nas decisões. Acho que os treinos das seniores possibilitam-me evoluir ofensivamente, defensivamente, mas também mentalmente, pois tenho de lidar com outro tipo de situações. Há mais pressão e exige mais concentração.

 

Queres, certamente, voltar vestir a camisola das seniores?

Claro que sim. Para isso tenho que trabalhar sempre no máximo e querer sempre mais. Com esforço e superação as recompensas acabarão por aparecer.

 

De forma resumida, como tem corrido a época da equipa Sub16 e quais são os objetivos para esta fase?

Tem corrido muito bem. Estamos a cumprir os nossos objetivos passo a passo e temos perspetivas bastante positivas. Sinto que o nosso esforço em todos os treinos está a ser recompensado pelas vitórias que temos tido até agora. Ainda não temos derrotas na competição, o que nos motiva ainda mais para treinarmos sempre no limite, de forma a que no jogo as coisas nos saiam naturalmente. O objetivo para esta fase é ficar em primeiro lugar sem derrotas, jogando sempre num ritmo intenso de forma a que, no final de cada jogo, ficarmos com a sensação de que demos tudo o que podíamos.