Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

21 de Maio de 2015 às 02:49

“Basketball Without Frontiers”, um projeto que só pode continuar

“Basketball Without Frontiers”, um projeto que só pode continuar

O Clube do Povo de Esgueira (CPE) recebeu, durante seis dias, a visita de Henrique Reis, treinador de basquetebol do Schwarzenbek, e Marisa Jaiteh, coordenadora da formação do Lübeck Lynx, dois clubes alemães da zona de Hamburgo.

A deslocação deste dois elementos a Portugal - Marisa Jaiteh trouxe consigo os seus filhos, que também praticam basquetebol – insere-se no projeto “Basketball Without Frontiers”, que visa dar continuidade à troca de experiências e conhecimentos iniciada na última época, com a visita da equipa Sub13 do CPE a Lübeck, na Alemanha.

Os seis dias que estiveram em Portugal foram extremamente intensos para Henrique Reis e Marisa Jaiteh. Logo após a chegada a Aveiro, na passada quarta-feira, tiveram a oportunidade de jantar com o presidente do CPE, Jorge Caetano, e com Humberto Nogueira e Luís Araújo, coordenador e treinador da equipa sénior feminina do clube, respetivamente. E, logo desde então, começou a troca de impressões que ajudaram a perceber as diferenças de realidades basquetebolísticas entre os dois países aos mais diversos níveis, como desportiva, organizacional, entre outras.

 

Técnicos conheceram seleccionador nacional

Na quinta-feira, os dois responsáveis germânicos contactaram com a realidade de campo. Primeiro, tiveram a oportunidade de conhecer o selecionador nacional feminino e treinador da equipa sénior do Illiabum, Ricardo Vasconcelos. Observaram a realização de um treino individual e trocaram impressões sobre variados temas relacionados com a modalidade.

Num dia repleto de basquetebol viram, igualmente, um treino do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Esgueira, cujo treinador é Pedro Costa, técnico da equipa sénior masculina do clube, sendo que essa sessão teve a particularidade de contar com a presença dois filhos gémeos de Marisa Jaiteh.

Para além da troca de impressões com Pedro Costa, Marisa Jaiteh e Henrique Reis tiveram ainda tempo para ver os treinos das Sub14 e dos Sub/14, no qual voltaram a participar Asann Jaiteh e Sainn Jaiteh. Para terminar um dia repleto de basquetebol, assistiram ao treino da equipa Sub18, estabelecendo o primeiro contacto com os atletas e treinadores desta formação, que vai participar num evento em Schwarzenbek.

 

Rever caras

Na sexta-feira, a observação de treinos prosseguiu, com o do Sub13. O dia ficou, também, marcado pelo jantar-convívio organizado pelos pais da equipa Sub13 masculina do nosso clube, que tinha visitado Lübeck no último Verão. Foi uma oportunidade para rever caras.

No sábado, o dia começou bem cedo, já que assistiram, no nosso pavilhão, aos jogos das Sub12, assim como aos treinos dos Sub6, Sub8 e Sub10. De tarde, para além de terem visto as partidas do Esgueira com o Desportivo da Póvoa, para o Campeonato Nacional de Sub16 Femininos, e do conjunto Sub14 B frente ao Sangalhos, deslocaram-se a Ovar para assistir ao encontro da Ovarense com o Benfica, referente à meia-final da Liga Portuguesa de Basquetebol.

 

Balanço positivo e novas atividades na agenda

No domingo, o penúltimo dia de Henrique Reis e Marisa Jaiteh em Portugal, os dois observaram a Concentração Sub12 masculina, organizada pelo Clube do Povo de Esgueira, e tiveram, ainda, a reunião final com o coordenador técnico do Esgueira para se efetuar um balanço (claramente positivo) da visita e planear os próximos passos do projeto “Basketball Without Frontiers".

Assim, o Clube do Povo de Esgueira está em condições de assegurar a deslocação da equipa Sub18 masculina a Schwarzenbek no próximo mês de Julho para participar num intercâmbio desportivo, sendo que o Esgueira pretende que esta parceria se alargue também para a arbitragem.

Prevista está, igualmente, a visita da formação Sub14 masculina do Lübeck Lynx em Outubro a Portugal, para participar num intercâmbio desportivo em Esgueira. Está, também, a ser estruturado um modelo bi-anual de desenvolvimento do projeto “Basketball Without Frontiers”.