Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

10 de Dezembro de 2015 às 11:40

Conheça os passos do processo de elaboração do “Bikudo”

Conheça os passos do processo de elaboração do “Bikudo”

Na última segunda-feira, no jantar do 59.º aniversário do Clube do Povo de Esgueira - um momento de grande fervor esgueirense, com cerca de 450 pessoas presentes no nosso pavilhão -, um dos pontos altos da noite foi mesmo a apresentação oficial da mascote do Esgueira, que passa a ser um embaixador dos valores do Clube e uma nova “ferramenta” de comunicação interna e externa.

 

Conhecida a mascote oficial do Esgueira, é, agora, importante partilhar o contexto da sua criação e as razões para o nome “Bikudo” e para a imagem do “Viking”, sendo que ambas as situações são resultado de uma análise bastante cuidada.

 

O nome da mascote – “Bikudo”

As pessoas naturais da freguesia de Esgueira são denominadas de “bicudos”, tal como os naturais da antiga freguesia da Glória são conhecidos por “ceboleiros” e os naturais da antiga freguesia da Vera Cruz são denominados “cagaréus”. Daí o nome “bicudo”. O “k” no nome da mascote está relacionado com o “k” da palavra inglesa “Basketball”, que permite estabelecer a relação entre o nome da mascote e a modalidade praticada no Clube do Povo de Esgueira, e, também, a criação de uma nova marca, o "Bikudo".

 

A figura da mascote - "Viking"

Os diferentes passos para a definição da imagem da mascote foram os seguintes:

- Identificar a origem do termo “bicudo”. Na investigação efetuada sobre a origem do termo “bicudo”, atribuído aos naturais da freguesia de Esgueira (antiga Vila), duas histórias foram encontradas. Uma que relaciona o termo com uns peixes existentes na ria de Aveiro, que se chamavam “bicudos”, e outra que conta que a ria, na zona de Esgueira, chegava ao Outeiro, local de Esgueira que tinha o formato de um bico. Curiosamente esse é o local onde está edificado o pavilhão de Esgueira.

- Ter em atenção os valores do Esgueira: “Ambição”, “Raça”, “Simplicidade”, “Respeito” e “Orgulho”.

- Visualmente a imagem deveria conter algo bicudo e também a figura de um peixe.

- Criar um contexto para o aparecimento da mascote.

Como resultado deste processo, foi definido o “Bikudo”, que contém os bicos no chapéu, a imagem do peixe também no chapéu e nos punhos, assim como personifica os valores do Clube do Povo de Esgueira, sendo ao mesmo tempo uma figura simpática e afável. O contexto para o aparecimento do “Bikudo” foi criado com a escrita de um conto, “A Viagem do ‘Bikudo’”, que, resumidamente, relata a história de um viking que, numa das suas viagens para o Sul da Europa, se perde, chegando à ria de Aveiro, onde o seu barco encalhou ficando de “Esguelha” – origem da palavra “Esgueira” –, tendo sido adoptado pelos esgueirenses e baptizado com o nome “Bikudo”.

Há várias galerias de imagens do “Bikudo” e do jantar de aniversário do Clube do Povo de Esgueira na página do Facebook do Clube do Povo de Esgueira, onde é, também, possível ver o arrepiante vídeo  da apresentação do “Bikudo”. No nosso Canal do YouTube é também possível visualizar um vídeo com os melhores momentos da noite da última segunda-feira.