Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

17 de Janeiro de 2017 às 00:25

Marta Barbosa reparte mérito com as colegas de equipa

Marta Barbosa reparte mérito com as colegas de equipa

 

A jovem atleta Sub19 do Clube do Povo de Esgueira lidera, desde o arranque da época, o ranking interno do clube no que diz respeito à conquista de ressaltos. Marta Barbosa desvenda os “segredos” de tamanha regularidade e assume o desejo de terminar a época no topo, até porque, assim, estará de forma directa a ajudar a sua equipa.

 

És, desde o início da época, a líder do ranking dos ressaltos do Clube do Povo de Esgueira. A que se deve esta regularidade?
Esta regularidade deve-se ao trabalho que vou desenvolvendo nos treinos, que me proporcionam estes momentos “altos” durante a época corrente! Os treinos, sempre intensos, e o treino que realizo individualmente permitem-me desenvolver características que, depois, me possibilitam ganhar tantos ressaltos e, assim, liderar este ranking! 

 

Fazes muito trabalho de ressalto nos treinos?
Tal como já referi, o trabalho nos treinos e a intensidade ajudam bastante! A forma intensa como a equipa treina permite que cada uma de nós melhore nos aspetos em que é mais preciso! Eu, sendo uma das mais altas da equipa, compete-me, antes de tudo, ganhar os ressaltos...

 

Uma boa ressaltadora tem que ter o quê?
Acima de tudo, uma boa ressaltadora precisa de ter altura! Mas, fora de brincadeiras, acho que o sucesso não depende só da minha acção. Muitos dos ressaltos que posso vir a ganhar e ganho nos jogos devem-se, também, à equipa que tenho. Provavelmente, numa situação de jogo, se fosse a única que fosse ao ressalto não ganharia tantos! O trabalho de bloqueio defensivo das minhas colegas é muito importante. Se elas não o fizessem, provavelmente não ganharia nem metade dos ressaltos! 

 

Muitas vezes, os adeptos da modalidade só dão valor aos pontos marcados. Consegues explicar, por exemplo, a importância que tem para a tua equipa dominar a luta dos ressaltos?
Sim, tenho consciência que muitas vezes se dá mais importância aos pontos, e até acho normal... se não marcarmos pontos também não vamos ganhar jogos! Mas acho que o ressalto entra como uma parte tão importante quanto essa no jogo, uma vez que nos dá mais posses de bola, e, por exemplo, permite-nos mais contra-ataques! 


Que opinião tens sobre esta iniciativa do Esgueira?
Acho que o ranking é algo que foi bem pensado! Pode muitas vezes fazer com que queiramos ser melhores... Pode-nos fazer entrar numa competição saudável entre os escalões de formação, o que é muito bom, porque vamos querer sempre ser melhores e isso até poderá ajudar as diversas equipas. 


É para terminar a época como a melhor ressaltadora do clube?

Vou continuar a trabalhar a cada treino e a cada jogo para continuar a ser a líder dos ressaltos e, quem sabe, um dia ser um exemplo a seguir pelos mais novos e que isto os motive também a querer ser melhores!