Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

15 de Junho de 2017 às 23:58

Esgueira/Madeigrou conquista Taça Nacional

Esgueira/Madeigrou conquista Taça Nacional

Hoje, escreveu-se mais uma página de glória na história do Clube do Povo de Esgueira. A nossa equipa Sub14 masculina conquistou a primeira edição da Taça Nacional após derrotar o Sporting Clube de Portugal, por 47-44, na grande final da prova, disputada em Viseu.

Foi, na verdade, uma vitória à Esgueira, alcançada, sobretudo, no querer e determinação dos nossos jovens atletas, que estiveram praticamente todo o jogo a perder, mas nem por isso deixaram de lutar e de acreditar que poderiam, no final, fazer a festa... E fizeram-na mesmo!

Apesar de muito apoiado, o Esgueira/Madeigrou não entrou bem em campo. Sofreu um parcial de 6-16 no primeiro período, mas soube reagir no segundo quarto. Chegou a empatar o jogo a 17 pontos, mas, ainda assim, acabou por ir para o intervalo em desvantagem (19-24).

Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado, mas o Sporting não cedia a liderança do marcador. É verdade que a nossa equipa passou para a frente a cerca de cinco minutos do fim (41-38), mas foi por pouco tempo e o conjunto lisboeta entrou mesmo para o último minuto na frente (44-41).

Mas, depois, aconteceu a magia do basquetebol. Um minuto nesta modalidade é mesmo muito tempo e, na verdade, foi mais do que suficiente para a jovem formação liderada por João Paula virar o jogo com um parcial de 6-0, que carimbou uma vitória extremamente saborosa de uma equipa que efetuou uma época tremenda, sempre em crescendo, que, na verdade, não poderia ter terminado de melhor forma. A festa que se seguiu foi mais do que merecida.

Numa demonstração coletiva de querer e, claro, de qualidade, com muitos atletas a contribuírem efetivamente para o êxito, André Marques (11 pontos, 9 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos de bola) acabou, estatisticamente, por ser o "MVP" da partida e, sem surpresa, integrou o "Cinco Ideal", tal como os esgueirenses Tiago Ministro e Ricardo Catela. Já do Sporting, que foi um digno vencido, foram eleitos para o "Cinco Ideal" Miguel Sá e Afonso Matos.