Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

12 de Outubro de 2017 às 22:39

Esgueira/Oli quer repetir final de 2014/2015

Esgueira/Oli quer repetir final de 2014/2015

No sábado, pelas 21 horas, em casa, vamos todos ajudar o Esgueira/Oli a tentar eliminar o Maia Basket e a garantir uma vaga na final da décima edição do Troféu António Pratas da Proliga, competição em que a nossa equipa mais representativa conta com seis participações, nas quais alcançou, inclusive, uma final.

Foi na temporada 2014/2015, sob o comando técnico de Pedro Costa e com vários atletas que integram o plantel, que o Esgueira/Oli só “caiu” frente ao poderoso Dragon Force. Numa “tarde não” foi batido por 97-41.

Mas a história do nosso clube no Troféu António Pratas começa bem antes, mais precisamente há dez épocas, no arranque da competição, que nem sempre teve o atual formato competitivo.

Em 2007/08, a nossa equipa estreou-se na prova com um triunfo (72-64) nos oitavos de final frente ao Galitos FC.  O “MVP” do encontro foi, imagine-se, Samuel Lóio, autor de 22 pontos, sendo que Francisco Mota também entrou no jogo. Estes dois jogadores fazem parte do atual plantel, assim como actual dupla técnica: Pedro Costa era o treinador na altura e João Rui, agora adjunto da equipa, esteve dentro de campo e até foi dos mais efetivos. O Esgueira/Oli viria a ser eliminado nos quartos de final pelo Atlético.

Na época seguinte, o Esgueira/Oli perdeu os três jogos realizados na fase de grupos da prova.

Depois de quatro épocas sem disputar o troféu, o Esgueira/Oli, na temporada 2013/14, que marcou o seu regresso à Proliga, atingiu as meias-finais, que perdeu para o Eléctrico (67-65), que viria a erguer o troféu. Na época seguinte disputou a já referida final; na temporada 2015/2016 ficou-se pela fase de grupos e, na última época, “caiu” novamente nas “meias”, desta feita frente ao Vasco da Gama, que venceu por 66-57.

No sábado, a nossa equipa irá tentar prolongar a sua história na prova e estará mais perto de o conseguir se contar com o apoio dos nossos fantásticos adeptos.