Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

24 de Abril de 2020 às 17:39

COMUNICADO = COVID-19

COMUNICADO = COVID-19

 

 

A Direção do Clube do Povo de Esgueira (CPE) no seguimento das duas anteriores comunicações, com o objetivo de manter os sócios, simpatizantes e todos quantos se envolvem e seguem a atividade do clube informados, partilha o ponto de situação nesta fase de emergência nacional.

 

 

 

 

Pandemia:

·         O CPE acompanha a situação nas suas mais variadas vertentes formando e partilhando as suas posições nos órgãos de que faz parte com os dados existentes em cada momento. Como é do conhecimento de todos, esta situação e as suas reais consequências são de muito difícil previsão, condicionando muito as previsões futuras.

·         Todos devemos seguir as recomendações das autoridades nacionais e regionais.

Competições:

·         O CPE tem mantido contacto com a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Associação de Basquetebol de Aveiro (ABA) e também com outros clubes, acompanhando a situação e participando sempre de forma ativa na procura das melhores soluções para os problemas, dentro do contexto existente.

·         Nos diferentes fóruns onde tem tido intervenção, nomeadamente junto da Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação de Basquetebol de Aveiro, clubes da Liga Placard e I Divisão Nacional Feminina, o CPE comunicou que não acredita que seja possível retomar a competição em tempo útil dados os constrangimentos existentes e tem defendido que neste momento é melhor preparar o futuro, tomando a  decisão de terminar todas as competições. O CPE, no entanto, não se opõe a que se encontrem modelos competitivos para que as mesmas possam encontrar os campeões caso a janela de oportunidade surja.

·         Todas as competições dos escalões de formação foram terminadas.

·         Internamente existe o objetivo de manter o contacto social e desportivo entre todos os atletas e treinadores de forma remota. Particularmente no Minibasquete estamos a usar as redes socias para os treinadores partilharem treinos de caracter individual para que as crianças possam continuar a prática de exercício físico, tão importante nesta fase de confinamento. É com muita felicidade que vemos a recetividade que estas ações têm junto dos atletas mais jovens e das suas famílias.

Impactos:

·         Durante a segunda quinzena de Março foi feita a análise do impacto que esta pandemia tem e terá no clube ao nível financeiro. Face à quebra nas receitas para o período de Abril a Agosto, estimada num valor superior a 50%, foi definido um plano de ação com o objetivo de reduzir a despesa para minorar o défice que existirá no final deste período e manter o clube preparado para enfrentar a fase da retoma que será igualmente muito complexa.

·         O plano foi executado, maioritariamente durante a primeira quinzena de Abril, estando agora em fase de monitorização. As ações passaram pela colocação dos funcionários do CPE em lay-off, não pagamento dos subsídios aos treinadores, atletas, técnicos(as) dos projetos CAF e +Esgueira e restantes prestadores de serviços durante o período de inatividade, renegociação de contratos com fornecedores, antecipação de algumas receitas, nomeadamente o pagamento da segunda parte do programa de apoio à atividade regular da CMA, prevista para final do mês de Junho, que já foi efetuado, revisão ao estado da quotização dos sócios do clube, entre outras.

Obra de substituição da cobertura do Pavilhão:

·         A CMA confirmou que todos os apoios ao investimento programados no âmbito do PMAA serão cumpridos.

·         Esta obra, inicialmente prevista para o mês de Junho, foi antecipada para o mês de Maio aproveitando este período de inatividade. Daremos informação sobre a evolução desta atividade.

Neste momento queremos agradecer muito a todos os colaboradores do CPE, pela forma como compreenderam a situação e com o seu compromisso, de imediato se solidarizaram e se colocaram ao lado do clube na procura da melhor solução, aos nossos fornecedores que têm demonstrado a sua solidariedade e aos Patrocinadores que com maior ou menor dificuldade têm demonstrado estar com o nosso projeto.

Queremos agradecer a todos os Encarregados de Educação dos nossos atletas pela sensatez e ponderação com que receberam o apelo que lhes foi feito.

Um agradecimento especial aos movimentos que de forma espontânea foram iniciados com o objetivo de ajudar o clube. É uma demonstração do valor do CPE! Mostra como ao longo destes 63 anos o clube tem marcado todos quantos têm feito parte da sua existência. Devemos ter muito orgulho em fazer parte desta Família.

Para finalizar queremos realçar e agradecer as muitas mensagens de solidariedade e de incentivo que têm chegado ao clube.

Continuaremos a partilhar a evolução da situação.

Estamos Juntos!

A Direção