Do “Recreio” ao “Clube Povo de Esgueira”
Fundado em 8 de Novembro de 1956, a História do Clube Povo de Esgueira faz-se recuando um pouco mais no tempo e integrando-a na História do Basquetebol em Esgueira, que começa a ser praticado, como modalidade amadora, no “Recreio Musical Esgueirense”, transferindo-se depois para a “Casa do Povo de Esgueira”.
Por imperativo legal, a “Casa do Povo de Esgueira” não podia disputar os Campeonatos Distritais e Nacionais pois, como Organismo Corporativo, estava apenas autorizada a participar em competições entre Organismos Corporativos.
Impedida de disputar os Campeonatos Distritais e Nacionais, a sobrevivência do basquetebol na “Casa do Povo de Esgueira” estava assim bastante comprometida, porque no Distrito de Aveiro eram raros os organismos Corporativos que praticavam esta modalidade desportiva. Foi decidido formar um Clube para poder disputar os Campeonatos Distritais e Nacionais de Basquetebol.
Ligado à fundação do Clube, ficam os nomes Américo Ramalho, 1º Presidente e José Moreira Almeida e Silva, sócio nº 1 e primeiro Treinador.
O crescimento do Clube Povo de Esgueira
A História do Clube Povo de Esgueira escreve-se com as mesmas linhas com que se escrevem as etapas da História dos Povos.
Primeiro, tem um crescimento lento, com dificuldades por vezes difíceis de ultrapassar. No ano da sua fundação (1956) tinha apenas um campo de terra batida, que foi melhorando aos poucos, passando depois a ter um com piso de cimento e, mais tarde, de asfalto.
Mesmo não tendo ainda um Pavilhão e sem as condições, foi preocupação dos responsáveis do Clube, garantir a formação dos jovens, objectivo para o qual o Clube nascera.
Para a História ficam um 2º lugar nos Campeonatos Nacionais, conseguido na Figueira da Foz, por uma equipa de Infantis, bem com o 3º lugar de uma sua equipa de Juvenis, em Coimbra, na fase final do Campeonato Nacional.
Havendo também um lugar neste Clube para a prática do desporto feminino, a equipa Sénior feminina foi Campeã Nacional da 2ª Divisão e disputa vários Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão.
1983 – Ano da inauguração do Pavilhão, alargamento da Formação e a Equipa Sénior
Em 19 de Março de 1983, inaugura o actual Pavilhão e, a partir daqui, a História do Clube Povo de Esgueira escreve-se com letras maiores!Alarga as Classes de Formação, sendo um dos Clubes do Distrito com mais Campeonatos ganhos.
A Equipa de Seniores faz uma rápida evolução nas competições a nível Nacional, disputa em 83 e 84 a 3ª Divisão, sobe à 2ª, onde fica apenas mais dois anos, para subir definitivamente à 1º Divisão, campeonato que disputou pela primeira vez na época de 1987-88, vindo a fazer uma carreira brilhante, apenas possível pelo empenhamento de todos: dirigentes, treinadores, atletas e associados em geral.
Em 1996 o Clube do Povo de Esgueira encetou um processo de constituição de uma sociedade desportiva para a sua equipa profissional de basquetebol culminando por constituir em 1997 uma sociedade desportiva designada “ Aveiro, Esgueira Basket, SAD “. Nesta época de 1997/98 o Esgueira Basket ganhou a Taça da Liga.
Em 1998 o Aveiro Esgueira Basket, SAD evoluiu para o Aveiro Basket, SAD, entretanto já extinto, com a entrada dos novos parceiros, C.M. Aveiro, Beira-Mar e Galitos, estando sediado no Pavilhão de Esgueira até 2000, passando depois a jogar no Pavilhão do Galitos, onde permaneceu até à sua dissolução.
A fim de dar continuidade às equipas de formação do Clube, formou-se na época de 1999/2000 uma equipa sénior masculina que ingressou na 2ªDivisão B, subindo nesse ano à 2ª Divisão A, tendo como objectivo ascender à 1ª Divisão no mais curto prazo possível. Com a criação da Proliga o Clube disputou todos os seus campeonatos até à época de 2008/2009 tendo na época seguinte abdicado de participar por opção. Na época 2010/2011 participou no CNB2 tendo-se sagrando Campeão Nacional e simultaneamente subido ao CNB1.
A par do sector masculino o CPE tem dado uma atenção carinhosa ao basquetebol feminino tendo equipas em todos os escalões. Na época de 1998/1999 a equipa sénior feminina sagrou-se Campeã Nacional, ganhando o direito de disputar a Liga Feminina de Basquetebol até à época de 2008/2009 tendo na época seguinte abdicado por opção. Na época seguinte iniciou a disputa do Campeona Nacional da II Divisão onde se mantém. Na época 2001/2002 a equipa júnior feminina sagrou-se Campeã Nacional. Depois disso, o Clube do Povo de Esgueira também se sagrou Campeão Nacional em Sub14 e Sub16 Femininos.
O Clube do Povo de Esgueira tem sido um verdadeiro estímulo para centenas de jovens de ambos os sexos e de todas as idades, levando-os a praticar entusiasticamente uma modalidade desportiva de grande aceitação e forte tradição do Distrito e Cidade de Aveiro.